Bastidores

Zambelli é agredida na prisão e advogado consegue mudança de cela

Ex-deputada teria sofrido ao menos três agressões antes de setembro
Por Larissa Cristovão - Estagiária sob supervisão 26/12/2025 - 19:37
A- A+
Carla Zambelli - Lula Marques/ EBC
Carla Zambelli está presa
Carla Zambelli está presa

Presa em Roma, a ex-deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi transferida de cela após sofrer agressões de outras detentas na unidade prisional onde está custodiada. Segundo a defesa, os ataques ocorreram ao menos três vezes, antes do mês de setembro.

Segundo o advogado Fábio Pagnozzi, Zambelli chegou a relatar as agressões à administração do presídio, mas nenhuma providência teria sido tomada inicialmente. A justificativa apresentada, segundo a defesa, foi a alta rotatividade de presas na unidade.

Diante do risco à integridade física da ex-parlamentar, os advogados solicitaram a mudança de cela. O pedido foi atendido, e Zambelli foi transferida do andar térreo para um pavimento superior do presídio.

Carla Zambelli foi presa após deixar o Brasil para não cumprir pena imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ela foi condenada pela Primeira Turma da Corte a 10 anos de reclusão por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em ação realizada com auxílio de um hacker.

Em 14 de dezembro, Zambelli comunicou oficialmente à Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados sua renúncia ao mandato. Com a formalização, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), determinou a convocação do suplente Adilson Barroso (PL-SP), conforme prevê o regimento interno.


Encontrou algum erro? Entre em contato